top of page

Prés

Apostamos em uma proposta que abre espaço para  as multiplicas linguagens da infância;  nosso objetivo é potencializar as formas de expressão das crianças: exploramos as linguagens corporais(dança, movimento, teatro e música) o jogo-simbólico (faz-de-conta), linguagens artísticas (plásticas e visuais) dentre outras, pois acreditamos que as crianças são feitas de  cem linguagens, assim como afirma o educador Loris Malaguzzi. 

Acreditamos que o brincar é a linguagem universal e primordial na primeira infância,  desta forma o lúdico é  fio condutor de nosssa proposta pedagógica. 

Nesta etapa do desenvolvimento, as crianças já assumem pequenas responsabilidades adivindas  da convivência em um espaço de vida coletiva, cuidam dos materiais coletivos e individuais, organizam os brinquedos, possuem autonomia nos momentos de hieginização, ajudam as responsáveis pelas turmas  nas pequenas tarefas do cotidano escolar.

 Nas salas, em alguns momentos da rotina, organizamos o espaço com cantos de atividades diversificadas, nas quais  as crianças possuem a liberdade de decidirem com o que e como desejam brincar, não sendo necessário que todas as crianças estejam desenvolvendo a mesma atividade simultaneamente; nesses momentos, é estimulada autonomia, pois as crianças aprendem a tomar decisões, responsabilizando-se por suas escolhas. O educador atua nesses momentos como mediador, propondo mudanças e novos desafios para a proposta com atividades diversificadas.

O trabalho desenvolvido com as turmas de Prés visa, também,  ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão; desta forma, disponibilizamos diversos materiais portadores de texto para que as crianças possam familiarizar-se com a escrita, realizar o reconto oral de histórias, a leitura de imagens e a escuta de histórias, desta forma, elas podem perceber a utilidade da língua escrita no cotidiano e gradativamente aprendem a utilizá-la na função social da comunicação e ampliam assim as hipóteses da escrita, tanto numéricas como de palavras. 

A linguagem oral é estimulada em conversas e brincadeiras, para que as crianças possam expressar desejos, necessidades, opiniões, sentimentos, relatar suas vivências em situações de interação como nas rodas de conversa, que ocorrem diariamente e são um momento muito importante da rotina.

As crianças são curiosas e estão o tempo todo investigando  e explorando o mundo em que estão inseridas; atentos ao interesse das crianças, utilizamos a metodologia de trabalho através dos projetos, em que os temas são oriundos da curiosidade e interesse das crianças sobre determinada temática, o envolvimento e a motivação e das crianças são os elementos imprescindíveis para o desenvolvimento desses projetos.

bottom of page